quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Quarto, comida, equivalência de diploma

Olá, espero encontrar-vos a todos de saúde e boa disposição.
Tenho novidades: já encontrei um quarto! Vou mudar-me no próximo Domingo, já tenho as chaves comigo. Parece-me que foi uma óptima oportunidade, pois além de ser uma localização boa - num sítio tranquilo e muito perto das casas onde faço as sessões ao domicílio - tem um preço muito bom a comparar com a média de Bruxelas! Além disso é uma casa multicultural: residem lá dois jovens argelianos e uma menina espanhola. Agora juntar-se-á mais uma especiariazinha ao cocktail, com a entrada de uma portuguesa! Na casa reinará uma dinâmica interessante: falarei em Inglês com um dos jovens, em Portinhol com a espanhola, e através de gestos e desenhos com o outro jovem, porque apesar de ele falar francês, ainda não domino a língua devidamente.

Como já várias pessoas me questionaram em relação aos preços da comida, vou fazer uma breve abordagem. Devo afirmar que fiquei surpreendida quando me apercebi que a diferença de preços não é tão notória como pensei. De facto, se comprarmos marcas brancas, a maior parte dos produtos têm o mesmo preço de Portugal (p.ex: 1 litro leite/0,50eur). Há inclusivamente produtos que me deixaram estupefacta pelo seu preço reduzido. A título de exemplo, encontrei queijo fresco 150gr/0,30eur ou 500gr/1euro.
Contudo, todas as frutas e legumes são caríssimos. E curiosamente, a maior parte é vendida por peça e não por peso. Por exemplo, 1pimento/1euro ou 1kiwi/0,80eur. Além deste tipo de produtos, também os ovos são caros do que o meu habitual: 1 dúzia fica por 2,00eur.
Saliento também que há uma enorme diferença entre as marcas brancas e as marcas conhecidas. Os preços chegam a ser 5 vezes mais! Um doce de framboesa da casa custava 0,91eur, mas a mesma quantidade do mesmo doce da marca XPTO seriam uns modestos 4,70eur.
É preciso é saber fazer contas e não adoptar comportamentos extravagantes :)

Em relação à Terapia da Fala, nos últimos dias tenho procurado informar-me como será possível fazer a equivalência do diploma de Terapia da Fala aqui, para me descansar legalmente quanto à minha prestação de serviços e evitar qualquer conflito com os demais Logopédes.
Porém, todas as entidades que contactei (incluindo CPLOL e a Union Professionellie des Logopédes Francophones) me encaminham para outras entidades, não está nada fácil. Compreendo que estou numa situação um pouco peculiar, mas também acredito que algures, alguém saberá como devo proceder para formalizar esta equivalência, pelo que prosseguirei com os contactos, algum há de resultar! :) Ah, e informo que todas as dicas são muito bem-vindas!

Deixo uma foto, na qual fui "apanhada" por um dos meus meninos. Como podem ver pelo tom de pele, continuo saudável e bem tratada :)



Até breve! *

4 comentários:

  1. parabéns pelo blogue, gostei de ver :)

    Força aí,

    enquanto eu termino isto na ESTSP, assim se espera!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras Joana!
      Força também para ti, está quase! :)
      Beijinho,
      Carolina

      Excluir
  2. Olá Carolina :) gosto de te ler e conhecer as novas aventuras, não deixes este espaço:) a minha sugestão é perguntares a outras terapeutas da fala. Não disseste que havia algures outra terapeuta portuguesa por esses lados? Ou então fui eu que já criei uma terapeuta invisivel :D Beijinhos** (Andreia Perfeita:))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andreia Perfeita!
      Agradeço as palavras de motivação e força! Continuarei certamente a relatar as minhas aventuras, espero que continues a acompanhá-las :)
      Que boa memória Andreia Perfeita! Realmente há uma outra TF portuguesa, mas eu ainda não a consegui descobrir! Amanhã vou jantar com uma pessoa que me dará o seu contacto para que eu (eventualmente!) possa esclarecer as minhas dúvidas. Obrigada pelas sugestões, muitos beijinhos!!
      Carolina

      Excluir