quinta-feira, 20 de março de 2014

O que colocar na mala? parte I - Roupa

O que colocar na mala? 
Perguntam-me muitas vezes o que se deve levar na bagagem quando nos preparamos para sair do país. 
Se a tarefa de fazer as malas para duas semanas de férias já é um desafio, então fazê-las para um período de tempo superior a 6 meses é tarefa que exige um bom método de base: estudo, esboço, preparação, desenvolvimento, avaliação, detecção do erro, reformulação, reavaliação e conclusão.
Se por um lado há que pensar em tudo o que seja indispensável, por outro lado deve-se tentar trazer apenas o necessário

Parte I - Roupa
Há que pensar em vestuário para os diferentes contextos com os quais nos poderemos deparar: roupa confortável, roupa formal, roupa desportiva, roupa para uma ocasião especial, roupa de verão, roupa de inverno e até roupa para dormir. O indispensável a este nível varia de pessoa para pessoa, conforme as necessidades e prioridades de cada um. 




No meu caso, por exemplo, vindo para a Bélgica e sabendo que é uma terra do Norte, pensei que seria indispensável todos os tipo de roupa grossa e quente.
No dia seguinte à minha chegada, arrependi-me de ter trazido tantas camisolas de lã grossas... Como há um bom sistema de aquecimento nas casas, cafés, estabelecimentos públicos, estações de metro, autocarros e etc, acabei por perceber que a minha escolha não foi a mais apropriada. Compreendi que o método mais eficiente de nos aquecermos é por camadas: uma roupa interior, uma camisola fina e um casaco grosso. Na rua, totalmente agasalhados. Num sítio aquecido, despe-se o casaco e já está, não há necessidade de faces rosadas e transpirações excessivas devido ao uso e abuso de camisolas de lã grossas.

Três meses depois de ter chegado, voltei a arrepender-me do meu exagero: faltavam-me sapatos frescos e camisolas leves para o sol que chegava cada vez com mais força. Nada de grave, fui à loja da esquina e comprei as peças que faziam falta. 

O truque passa por escolher algumas das nossas melhores roupas de acordo com os diferentes contextos do nosso futuro quotidiano. 
Eu trouxe vestuário completo (roupa interior, calças, t-shirt, camisola e/ou casaco leve) para me vestir de forma diferente durante os sete dias de uma semana (portanto sete peças de cada elemento). Reforcei a roupa interior para o dobro e adicionei quatro pares de bons sapatos e dois bons casacos. Juntei-lhe dois pijamas, um fato de treino, um vestido mais formal e por fim adicionei-lhe uma pitada de acessórios (cachecóis, cintos, malas...). O resultado serviu-me perfeitamente (excepto os exemplos que já referi) e confesso que ainda sobraram peças!
 
Com o passar do tempo, tenho vindo a aumentar gradualmente o meu guarda-roupa, quer aproveitando os saldos da zona, quer trazendo mais "munição" cada vez que me desloco a Portugal e tenho oportunidade de assaltar o meu próprio armário. Esta última opção é muito aliciante, pois curiosamente todas as roupas são do meu tamanho e enquadram-se perfeitamente nos meus gostos e estilo, além de que são totalmente grátis! ;) 

Lembrem-se que à partida não vamos para o fim do mundo (pelo menos se falarmos de destinos dentro da Europa) pelo que se houver necessidade de comprar algo, existirão certamente muitas lojas e possibilidades de escolha conforme as carteiras e os gostos!

 
A tua reacção quando olhas para o teu armário e sabes que tens de o analisar minuciosamente para fazer uma eleição de 5% do seu conteúdo e enfiar o resultado na mala. 


Quando pensas que tens as malas ultra-mega-bem preparadas para o frio e afinal deparas-te com falta de roupa fresca...


Quando depois de uma semana acabas a árdua tarefa de escolher a roupa... e mereces um auto-reforço! 

Até breve! *

Nenhum comentário:

Postar um comentário